Título: `ITACURUBA SÓ TEM UMA INDÚSTRIA: A PREFEITURA¿
Autor: Toni Marques
Fonte: O Globo, 14/04/2005, O País, p. 3

Em cidade pernambucana, servidores municipais são 20,9% da população

RECIFE. ¿Itacuruba só tem uma indústria: a prefeitura.¿ A frase do prefeito Romero Magalhães Ledo (PPS-PE) explica bem a situação do município, que fica a 481 quilômetros de Recife onde, segundo o IBGE, 20,9% da população é formada por servidores municipais. Itacuruba tem 3.690 habitantes e uma folha de pagamento com 700 servidores, o que significa que pelo menos 3.500 pessoas dependem da prefeitura.

Itacuruba foi o primeiro município do sertão a se beneficiar com a irrigação, ainda na década de 60, com o programa Aliança para o Progresso, implementado pelo governo americano. A produção agrícola ¿ arroz, tomate, cebola, melancia, melão e feijão ¿ abastecia a região. A produção era tanta que a cidade não possuía pedintes nem desemprego. O município chegou a ter 17 mil habitantes. A partir da década de 80, porém, as férteis margens do Rio São Francisco cederam lugar à barragem de Itaparica, que deixou submersas as áreas para plantio. A cidade empobreceu.

¿ O que sobrou foi quase só solo raso e pedregoso, imprestável para a agricultura. Quebrou-se por completo a cadeia produtiva e hoje a maior demanda em cima da prefeitura é por emprego. A população está diminuindo porque os jovens saem para procurar trabalho ¿ afirma o prefeito.

O mesmo diz a auxiliar de enfermagem Sandra Maria Rezende Freire, de 35 anos:

¿ Mudou muita coisa depois da barragem. Nasci e me criei em Itacuruba e isso era outra vida. Era um lugar de riqueza. Hoje está todo mundo desempregado. Se não fosse a prefeitura, morria tudo de fome. Tem jovem deprimido, porque não tem o que fazer ¿ contou ela. ¿ Já cuidei de muitos rapazes que tentaram se matar. Outros bebem como uns desesperados e dizem que é porque não têm o que fazer ¿ contou Maria.

Segundo o prefeito, o desafio é implantar cadeias produtivas na cidade. Para amenizar a pressão do desemprego em cima da prefeitura, Romero Ledo está buscando parcerias com organizações não-governamentais e com a iniciativa privada para implantar 5.700 viveiros de peixes. Também quer iniciar a criação de avestruzes.

Itacuruba tem receita mensal média de R$700 mil, mas como os salários são muito baixos, a prefeitura conseguiu cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal: gasta 54% com a folha de pagamento, embora o prefeito tenha encontrado servidores que não recebem salários há períodos que variam de oito a dez meses.