Título: APÓS VETO DE DILMA, DIRCEU DEFENDE ANGRA 3
Autor:
Fonte: O Globo, 14/04/2005, Economia, p. 25

Ministro diz que obra deve prosseguir imediatamente e comunica a Conselho que vai procurar Lula

BRASÍLIA. Um dia depois de sofrer derrota no Senado ¿ com o veto a José Fantine, seu indicado, para o comando da Agência Nacional do Petróleo (ANP) ¿ a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, sofreu novo revés ontem. Mas desta vez o fogo, embora pesado, foi amigo. O voto contrário de Dilma à construção de Angra 3 não impediu que o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, defendesse veementemente a usina nuclear em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Dirceu pediu vista no processo de apreciação e comunicou que vai expressar sua posição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

¿ A minha opinião é que Angra 3 precisa ser feita agora, imediatamente. Politicamente, estrategicamente, Angra 3 tem que ser feita. Vou analisar o relatório do Ministério de Ciência e Tecnologia, e do Ministério do Meio Ambiente, que achei muito inconsistente, e levar a minha opinião ao presidente da República ¿ afirmou José Dirceu durante a reunião.

Planalto seria a favor da continuação das obras

Rapidamente, o confronto de Dilma e Dirceu já circulava no início da noite de ontem no Congresso, onde senadores com acesso a Dirceu diziam que o chefe da Casa Civil teria sido ainda mais explícito na reunião: mesmo que os ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente sejam contrários à usina nuclear, a posição do Palácio do Planalto é pela construção de Angra 3 ¿ um investimento de quase US$2 bilhões.

Antes do pedido de vista, votaram os ministérios de Minas e Energia (contra, em reunião anterior), Meio Ambiente (contra) e Ciência e Tecnologia (a favor). Será marcada em breve uma reunião extraordinária para tratar especificamente desse assunto, quando o CNPE deverá indicar ao presidente da República se as obras da usina devem ser retomadas ou não.

O Conselho funciona como uma espécie de consultoria técnica ¿ mas parece que o Planalto já tem opinião formada. Em dezembro do ano passado, Dilma já havia apresentado seu parecer contrário à construção da usina nuclear, alegando seu impacto na tarifa de energia. (Mônica Tavares e Gerson Camarotti)