Título: As marolas petistas
Autor:
Fonte: O Globo, 16/04/2005, O Globo, p. 2
A cobra está fumando para o governo no Congresso mas o PT anda às voltas com seu processo de eleições diretas internas, que definirá a linha política e elegerá a nova direção. Neste fim de semana, a tendência Movimento PT decide se lança candidato próprio ou se apóia a reeleição de José Genoino. Há um forte movimento pela candidatura da deputada gaúcha Maria do Rosário, mas há expoentes importantes, como o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, que têm outra posição.
¿ A meu ver o importante é a discussão das diretrizes políticas, não a disputa pela presidência do partido. Pessoalmente eu apóio a reeleição do Genoino, por sua capacidade de garantir a governabilidade interna do PT e por seu papel já consolidado como interlocutor petista junto aos partidos aliados para construir as alianças de 2006.
Há um argumento que ele não cita mas certamente pesa. Lançadas as teses e as chapas, começará uma campanha entre os mais de 800 mil filiados do PT em todo o país. Uma campanha em que pesarão os recursos materiais e certamente a mão do governo em favor da chapa majoritária Articulação.
Mas é de todo modo importante para um partido como o PT garantir a expressão de suas tendências à esquerda. É da média que o partido extrairá o equilíbrio para sua inflexão ao centro. Senão, vira mesmo um PSDB.