Título: Burocracia trava o crescimento
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 16/04/2005, O País, p. 11

BRASÍLIA. Alvo de críticas e motivo de preocupação dentro e fora do governo, a burocracia atrapalha a vida de ricos e pobres e trava o crescimento econômico. O governo criou um grupo interministerial para enfrentá-la, mas vem contribuindo para dar mais dor de cabeça aos cidadãos.

Em 2003, idosos com mais de 90 anos deixaram de receber suas aposentadorias e pensões por causa de um desastrado processo de recadastramento dos beneficiados pela Previdência Social determinado pelo então ministro Ricardo Berzoini, que acabou sendo forçado a pedir desculpas publicamente.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, já estimou que as despesas com a burocracia representam um prejuízo de cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas geradas em um ano), algo em torno de US$80 bilhões por ano.

A Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC) estima que a burocracia aumenta entre 280% a 425% o custo dos imóveis para as construtoras. O problema é causado por exigências de todas as esferas do poder público.