Título: EMPREGO INDUSTRIAL TEM LIGEIRA QUEDA
Autor:
Fonte: O Globo, 16/04/2005, Economia, p. 26

Recuo no país foi de 0,1% em fevereiro. Rio registra baixa de 0,5% no ano

O emprego na indústria brasileira teve um ligeiro recuo em fevereiro, com queda de 0,1% frente a janeiro, na série com ajuste sazonal, informou ontem o IBGE. Desde outubro do ano passado, o emprego industrial tem crescido muito pouco ou ficado no terreno negativo. Frente a fevereiro de 2004, houve expansão de 2,8%, porém abaixo do verificado em janeiro, de 3,2%. No acumulado do ano, o número de vagas cresceu 3% e, nos últimos 12 meses, 2,5%.

O Rio de Janeiro, ao lado de Pernambuco e Rio Grande do Sul, foi uma das poucas regiões do país a apresentar queda no emprego industrial nessa comparação. Houve redução de 0,3% frente a fevereiro de 2004. De janeiro a fevereiro, o estado já acumula queda de 0,5%. No setor de vestuário, o emprego no Rio recuou 8,5% e no de produtos químicos, 8,9%. O índice só não ficou pior porque as montadoras de veículos contrataram mais. No segmento de meios de transporte, que inclui a indústria automobilística, o emprego cresceu 13,4% frente a fevereiro do ano passado.

Em conjunto, os trabalhadores do Rio, no entanto, receberam 9,7% a mais em fevereiro do que no mesmo mês do ano passado. Na indústria nacional, a folha cresceu 0,7% frente a janeiro, já descontados os efeitos sazonais.