Título: ECONOMIA AMERICANA PREOCUPA ANALISTAS
Autor: Patricia Eloy
Fonte: O Globo, 16/04/2005, Economia, p. 27
Confiança do consumidor recuou este mês
WASHINGTON. O alerta dado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) na última terça-feira, sobre uma possível desaceleração da economia, despertou a preocupação dos economistas americanos, que aumentou com os dados macroeconômicos mais recentes. Analistas já falam que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pode interromper a trajetória de alta dos juros, e as estimativas do crescimento para o trimestre corrente estão sendo reduzidas de 4% para 3% e até 2%.
Ontem, a Universidade de Michigan informou que seu índice de confiança do consumidor recuou no início de abril. O indicador caiu para de 92,6 em março para 88,7 este mês. O componente de expectativas recuou de 82,8 para 79, e o de condições atuais, de 108 para 103,9. Esse índice é acompanhado atentamente pelo Fed, já que o consumo responde por dois terços da economia americana.
A produção industrial avançou 0,3% mês passado, disse o Fed, mas a utilização da capacidade instalada, de 79,4%, ficou abaixo das estimativas, de 79,6%. O índice de fevereiro foi revisado de 0,3% para 0,2%. De janeiro a março, a produção industrial cresceu 3,6%, contra 4,5% no trimestre anterior.