Título: ONU APROVA MOÇÃO DOS EUA CONTRA CUBA
Autor:
Fonte: O Globo, 15/04/2005, O Mundo, p. 40

Brasil se abstém e quatro países latino-americanos apóiam visita de inspetor à ilha

GENEBRA. A Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou ontem uma moção contra Cuba, proposta pelos EUA, para pressionar o país caribenho a aceitar a visita de um inspetor, que investigue supostas violações dos direitos humanos. A moção teve 21 votos a favor, 17 contra e 15 abstenções, entre elas a do Brasil. Apenas quatro países latino-americanos (Costa Rica, Guatemala, Honduras e México) apoiaram a proposta.

O Peru e a República Dominicana, que em 2004 apoiaram uma moção semelhante, mudaram de posição e se abstiveram. O Chile, que na votação anterior também tinha sido a favor, foi substituído pelo Equador, que se absteve. Brasil, Argentina e Paraguai mantiveram a neutralidade.

A China defendeu Cuba e lamentou a atitude de confronto de Washington. Sudão, Zimbábue e Rússia também se opuseram à moção americana.

A insatisfação cubana foi manifestada pelo chanceler Felipe Pérez Roque, que classificou de patético e claudicante o papel da União Européia e disse que o resultado da votação põe em perigo o incipiente diálogo bilateral entra EUA e Cuba. Ele denunciou supostas manobras dos Estados Unidos para isolar a ilha. Segundo ele, o México rompeu um acordo com Cuba para usar seu voto como moeda de troca, em busca da secretaria geral da Organização dos Estados Americanos (OEA).