Título: JOÃO PAULO II FEZ ADVERTÊNCIA ANTES DE MORRER
Autor:
Fonte: O Globo, 16/04/2005, O Mundo, p. 31

Papa falou em sombras escuras envolvendo a Humanidade

CIDADE DO VATICANO. Pouco antes de sua última internação, o Papa João Paulo II advertiu sobre ¿sombras escuras¿ envolvendo a Humanidade. A mensagem, somente divulgada ontem, foi um dos últimos textos escritos pelo Pontífice, que morreu há duas semanas.

¿Em nossos dias a sociedade humana parece estar envolvida por sombras escuras, enquanto é sacudida por acontecimentos trágicos e fraturada por desastres naturais catastróficos¿, escreveu João Paulo II, numa mensagem para o Dia Mundial das Missões da Igreja Católica.

O texto tem data do dia 22 de fevereiro ¿ o mesmo dia em que um forte terremoto matou mais de 600 pessoas no Irã e menos de dois meses depois de ondas gigantes deixarem mais de 200 mil pessoas mortas ou desaparecidas na Ásia.

Papa destacou o martírio de missionários

O Vaticano informou que o objetivo da mensagem era inspirar a Igreja a seguir em frente com o evento, celebrado anualmente em outubro.

¿Quantos missionários mártires em nossos dias! Que o exemplo deles atraia numerosos homens e mulheres jovens para seguir o caminho da fidelidade heróica a Cristo¿, escreveu o Papa.

No dia 12 de fevereiro a missionária americana Dorothy Stang, de 74 anos, foi assassinada a tiro na Amazônia após décadas de luta contra a extração ilegal de madeira e grileiros.

João Paulo II foi internado no dia 24 de fevereiro, quando se submeteu a uma traqueostomia para respirar melhor. Já de volta ao Vaticano, teve que usar uma sonda nasal para ajudar na alimentação. Ele morreu no dia 2, com choque séptico e falência do coração.