Título: `CHOQUE DE EMOÇÃO¿ PARA LULA NO ABC
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 18/04/2005, O País, p. 5

Presidente lembrará 30 anos da posse no Sindicato dos Metalúrgicos

SÃO PAULO. Ex-companheiros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC preparam hoje o que chamam de ¿um choque de emoção¿ no ato em comemoração aos 30 anos da primeira posse de Lula na presidência do sindicato, hoje à noite, na sede da entidade, em São Bernardo do Campo.

¿ Se depender de nós, Lula vai chorar a noite inteira. A pretensão é dar um choque de emoção nele e no governo¿ disse Djalma Bom, fiel escudeiro de Lula nas greves do ABC e hoje um pacato metalúrgico aposentado.

Segundo Djalma, desde que tomou posse Lula está afastado da multidão:

¿ Queremos resgatar uma coisa comportamental importante no Lula que é o seu poder de sedução. Por causa das formalidades que o cargo exige ele está perdendo isso. O forte do Lula sempre foi o improviso e o emocional. Querem proibi-lo de usar a própria personalidade e o deixam todo maquiado na TV¿ disse Djalma.

Os velhos companheiros prepararam surpresas escondidas até do cerimonial da Presidência. A precaução revela atritos entre os organizadores da festa e a equipe presidencial.

¿ Um bando de homens de preto esteve aqui para pedir o roteiro da festa. Dissemos que é surpresa, mas eles insistiram. Demos um roteiro falso ¿ disse um dirigente do sindicato.

Ex-companheiros vão evitar críticas a Lula e ao governo

Estarão presentes 15 dos 22 integrantes da direção do sindicato que, liderados por Lula, tomaram posse no dia 19 de abril de 1975. Dos outros sete, três morreram, três não foram localizados e um não irá por causa de problemas de saúde. Críticas e cobranças estão descartadas.

¿ Aqui a gente só vai beijar. Ninguém vai morder como fazem aquelas jararacas de Brasília ¿ disse Djalma.