Título: LÍBANO ESCOLHE UM MODERADO COMO PREMIER
Autor:
Fonte: O Globo, 16/04/2005, O Mundo, p. 33

Voto de parte da oposição anti-Síria surpreende

BEIRUTE, Líbano. O presidente libanês, Emile Lahoud, nomeou ontem o ex-ministro de Obras Públicas Nagib Mikati, de 49 anos, como primeiro-ministro, responsável por tocar o governo até as eleições gerais, marcadas para maio. Mikati, que substituirá o primeiro-ministro de transição, Omar Karami, afirmou que fará todo o possível para valorizar o apoio ¿ considerado surpreendente ¿ que obteve de parte da oposição.

O governo provisório de Karami havia renunciado há seis semanas, após grandes protestos, mas foi persuadido a regressar ao cargo por Lahoud. Os manifestantes acusavam seu governo e a Síria de estarem envolvidos no assassinato do ex-primeiro-ministro Rafik Hariri, morto durante um atentado à bomba no dia 14 de fevereiro, em Beirute.

¿ Esta é uma possibilidade de construir as instituições e implementar a unidade nacional ¿ assegurou Mikati, que foi um forte opositor de Karami.

Mikati venceu a indicação do Parlamento libanês, composto por 128 membros, numa disputa apertada com o ministro da Defesa, Abdel Rahim Mrad, defensor da presença síria no país.