Título: RATO: ARGENTINA CAMINHA PARA `NORMALIDADE¿
Autor:
Fonte: O Globo, 18/04/2005, Economia, p. 17

FMI pede estratégia realista para dívida ainda em moratória

WASHINGTON. A Argentina está entrando numa ¿etapa de normalidade¿ em relação à parcela de sua dívida ainda em moratória, disse ontem o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rodrigo Rato. O comunicado final do encontro semestral do FMI com o Banco Mundial afirma que é preciso adotar uma ¿estratégia realista¿ para os credores que não aceitaram a oferta de renegociação da dívida feita pela Argentina.

Em entrevista coletiva após um encontro com o ministro da Economia argentino, Roberto Lavagna, Rato ressaltou que o comunicado foi aprovado pelos 184 países que integram o FMI, ou seja, com o aval inclusive da própria Argentina:

¿ Todos votaram a favor ¿ disse o diretor-gerente do FMI.

Comunicado afirma que país precisa olhar para o futuro

Em março, a Argentina concluiu uma oferta de troca dos títulos em moratória por novos papéis, com a adesão de credores que detém 76% de sua dívida. Os 24% restantes, ou US$20 bilhões, ainda estão em moratória e têm sido motivo para pressões do FMI.

O comunicado que o Fundo divulgou ontem afirma que o país ¿terá que formular uma estratégia que olhe para o futuro para resolver a dívida pendente com credores privados¿.

¿ Eu creio que o governo argentino está trabalhando nisso (num plano para solucionar a dívida ainda em moratória) ¿ disse Rato. ¿ A economia argentina está num caminho forte e nos parece que existem, neste momento, questões muito importantes para o futuro ¿ completou o diretor-gerente do Fundo