Título: PRESIDENTE CONSEGUE SEGURAR CHORO E ATÉ CONTA PIADAS EM EVENTO NO ABC
Autor: Ricardo Galhardo e Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 19/04/2005, O País, p. 5

Homenagem foi pelos 30 anos de sua posse no comando de sindicato

SÃO BERNARDO DO CAMPO. Estava tudo preparado para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva caísse no choro. Mas Lula contou piadas, lembrou ¿causos¿, arriscou cantar versos de ¿Rosa¿, clássico de Pixinguinha, e segurou as lágrimas durante a homenagem aos 30 anos de sua posse na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

¿ Vim preparado para chorar e fui me preparando, mas achei que não era justo chorar aqui neste ato ¿ disse Lula.

O evento reuniu 15 dos 22 diretores que tomaram posse com Lula no dia 19 de abril de 1975, além de outros 600 sindicalistas. O roteiro, concebido pelos ex-companheiros de Lula e lido em jogral pelos atores Celso Frateschi (ex-secretário de Cultura de São Paulo) e Letícia Sabatella, parecia ter sido feito sob encomenda para levar Lula às lágrimas. Nem imagens num telão de dona Lindu, mãe do presidente, morta em 1980, faltaram.

Primeira-dama cantarola ¿Solidão de amigo¿

Um dos momentos mais emocionantes foi quando Djalma Bom, fiel escudeiro de Lula na época das greves dos anos 70, cantou ¿Solidão de amigo¿, do cantor Jessé. A primeira-dama Marisa Letícia cantou junto, em voz baixa. Lula brincou:

¿ O Djalma devia morrer de raiva de mim. Ele era um cantor reconhecido aqui e toda vez que ele começava a cantar eu pedia: ¿canta aquela¿.

E arriscou os primeiros versos de ¿Rosa¿ (Tu és/divina e graciosa/estátua majestosa).

¿ Djalma, se você for lá em casa, o Fábio (filho de Lula) vai dizer que até hoje ele me pega na escada cantando ¿tu és¿ ¿ brincou o presidente.

Alguns gritos de ¿aê Taturana¿ foram ouvidos. Taturana era um dos apelidos de Lula, também conhecido por Baiano.

Apesar do tom bem-humorado, Lula não se esqueceu de momentos amargos. Um deles foi quando foi chamado de traidor depois de pedir o fim de uma das greves, em 1980. Lula lembrou também da falta dinheiro.

¿ A Marisa nunca largou de mim. A gente já se pegou catando moedas nos cofrinhos da molecada para comprar cigarro. O que o vício não faz. Não desejo esse vício a ninguém ¿ disse Lula, que deixou o cigarro mas fuma cigarrilhas holandesas.

O presidente foi poupado de críticas e cobranças durante toda a festa.