Título: Juiz que matou vigia no CE vai a julgamento
Autor:
Fonte: O Globo, 20/04/2005, O País, p. 8

FORTALEZA. O Tribunal de Justiça do Ceará decidiu ontem, por unanimidade dos 19 desembargadores presentes a uma sessão extraordinária, aceitar a denúncia do Ministério Público e levar a julgamento o juiz Pedro Pecy Barbosa de Araújo, denunciado por homicídio duplamente qualificado. Em 27 de fevereiro, ele matou o vigia José Renato Coelho Rodrigues com um tiro na nuca dentro de um supermercado em Sobral, a 224 quilômetros de Fortaleza.

Os advogados de Pecy devem recorrer da decisão. Eles estudam a possibilidade de entrar com um pedido de hábeas-corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça para tentar trancar a ação no Tribunal de Justiça do Ceará. Querem que o juiz seja levado a júri popular, já que, neste caso, as diversas possibilidades de recursos costumam arrastar o processo por muitos anos.

O relator do processo criminal, desembargador Ernani Barreira Porto, quer dar agilidade ao caso e acredita que o julgamento acontecerá este ano.

Pedro Pecy continua preso no quartel do Corpo de Bombeiros, mas espera a decisão do STJ sobre um pedido de hábeas-corpus para aguardar o julgamento em liberdade. O desembargador Barreira Porto acredita que, como o juiz ainda não foi interrogado no processo criminal, o pedido pode ser negado.