Título: Sensus: popularidade de Lula cai seis pontos
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 20/04/2005, O País, p. 9
BRASÍLIA. Pela primeira vez desde a posse, pesquisa de opinião mostra que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu queda maior do que a aprovação a seu governo. A popularidade do presidente caiu seis pontos percentuais, de 66,1% em fevereiro para 60,1% em abril, enquanto a desaprovação aumentou de 26,5% para 29%. Manteve-se estável a avaliação positiva de seu governo, oscilando de 42,6% em fevereiro para 41,95%, em abril. A avaliação negativa do governo subiu de 13,9% para 16% e a regular também ficou estável, indo de 39,9% para 39,8%.
Os dados são da pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e divulgada ontem. Mesmo com a queda na aprovação pessoal do presidente Lula, ele seria reeleito para um segundo mandato no primeiro turno em oito dos noves cenários testados pela pesquisa.
¿ Na medida que a avaliação do governo permaneceu estável, a queda na aprovação do presidente tem causa sociológica e não econômica ou política. Há uma queda na sua capacidade de gerar esperança ¿ acredita Ricardo Guedes, presidente do Instituto Sensus.
A pesquisa, que ouviu duas mil pessoas entre 12 e 14 de abril e tem margem de erro de 3%, mostra que Lula só não venceria a eleição de 2006 no primeiro turno num cenário em que oito candidatos disputariam. Entre eles, o ministro Ciro Gomes, o vice-presidente José Alencar e o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE).
Entre adversários, Garotinho teve melhor desempenho
Lula teria 37,5% das intenções de voto, contra 10,9% para Ciro Gomes, 10,8% para Anthony Garotinho, 8,3% para Geraldo Alckmin, 5,6% para Cesar Maia, 2,6% para Heloísa Helena, 2% para José Alencar e 1,3% para Severino. Nas outras oito simulações, Lula venceria no primeiro turno com intenções de voto de 47,7% a 39,1%. Entre seus adversários, os que tiveram melhor desempenho foram: Garotinho (17,2%), Alckmin (16,6%), Ciro Gomes (15,6%) e Fernando Henrique Cardoso (14,7%).
¿ Lula neste momento é imbatível. Ganharia no primeiro turno ¿ disse Guedes.
Lula venceria as eleições nas sete simulações de segundo turno. Em nenhuma delas foi incluído o prefeito de São Paulo, José Serra. A pesquisa teve como novidade uma simulação espontânea. Lula foi citado por 21,5% dos entrevistados, contra 2,9% de Serra, 1,9% de Fernando Henrique e Alckmin, 1,5% de Garotinho e 1,3% de Ciro Gomes.