Título: Candidatura de Ciro no Rio divide família Maia
Autor: Toni Marques e Chico Otavio
Fonte: O Globo, 20/04/2005, O País, p. 9

A possível candidatura do ministro Ciro Gomes ao governo do Estado do Rio divide a família Maia. O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), disse ontem que a participação de Ciro ¿daria brilho à disputa eleitoral¿. Já seu filho, o deputado federal Rodrigo Maia (PFL), declarou que ¿esse negócio de contrabando nunca é bom¿, referindo-se à transferência do domicílio eleitoral do ministro do Ceará para o Rio.

O prefeito disse que o fato de Ciro ser de fora não atrapalha o ministro eleitoralmente:

¿ O Rio sempre foi uma cidade politicamente aberta.

Mas Rodrigo Maia acha que o estado não precisa de um candidato de outro lugar:

¿ O Rio tem quadros em todos os partidos.

O líder do PSB na Câmara, Alexandre Cardoso (RJ), disse que, se Ciro resolver se candidatar no Rio de Janeiro, será o único fato político novo na campanha do ano que vem:

¿ É figura nacional que cria esperança de competência, verdade e ética na política.

Ciro esteve recentemente em reunião na casa do produtor de cinema Luiz Carlos Barreto com políticos e artistas, segundo relato de um dos participantes. Ao ser perguntado por que não se candidata ao governo do Rio, Ciro disse que estava ainda se decidindo.

O ministro é do PPS, mas está em guerra com a direção do partido. Por isso, além de mudar o domicílio eleitoral, também poderia ter de trocar de partido para disputar o governo do Rio. Um dos partidos cogitados seria o PSB.

O presidente regional do PT, deputado Gilberto Palmares, disse que o PT fluminense poderia dialogar com Ciro no caso de ele se filiar ao PSB, natural aliado petista, mas não apoiar sua candidatura, uma vez que o partido lançará candidato no ano que vem.