Título: Dois gigantes se chocam em águas geladas e mudam mapa da Antártica
Autor:
Fonte: O Globo, 20/04/2005, Ciencia e Vida, p. 29

O B-15A, maior iceberg do mundo, finalmente chocou-se com a língua de gelo Drygalski, nas águas da Antártica. A chamada ¿colisão do século¿ estava prevista para 15 de janeiro. No entanto, o B-15A encalhara e só voltou a mover-se no início deste mês.

Segundo a Agência Espacial Européia, o choque modificou os mapas da Antártica, no ponto em que mostravam a língua de 70 quilômetros no Estreito McMurdo, no Mar Ross. Uma imagem de satélite do dia 15 de abril mostra que o iceberg, em forma de garrafa, ¿quebrou¿ uma seção de cinco quilômetros de comprimento da língua.

¿ Foi mais um encontrão do que a colisão do século ¿ admitiu Mark Drinkwater, chefe da unidade de oceanos e gelo da Agência, na Holanda.

Cientistas fazem primeiro registro desse fenômeno

O iceberg ¿ o maior segmento do B-15, que se separou da capa de gelo do Mar Ross em março de 2000 ¿ ainda pode causar problemas mais sérios. Com 115 quilômetros de comprimento e uma superfície de mais de 2,5 mil quilômetros quadrados (área equivalente a Luxemburgo), o B-15A teve seu rumo mudado pela colisão.

Se não for carregado para alto mar pelas correntes marítimas, poderá ficar parado na baía Terra Nova, afetando as rotas de alimentação de pingüins, causando problemas para uma base de pesquisas italiana e ¿ o que é pior ¿ interferindo nas correntes oceânicas globais, influenciando, por sua vez, o clima.

De acordo com Drinkwater, o monitoramento dos movimentos do B-15A é o primeiro registro detalhado de um evento do gênero, que amplia a compreensão dos históricos glaciais e das correntes.

Uma extensão da Geleira David, a língua de gelo Drygalski é considerada grande o suficiente para permanecer nos atlas da Antártica, embora modificada pelo choque.