Título: GM tem perda de US$ 1,1 bi, a maior em 15 anos
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Fonte: O Globo, 20/04/2005, Economia, p. 25

DETROIT e RIO. A General Motors (GM), a maior montadora do mundo, teve um prejuízo líquido de US$ 1,1 bilhão no primeiro trimestre, seu pior resultado desde 1992, quando esteve perto de pedir concordata. O resultado foi decorrente das fracas vendas da montadora nos Estados Unidos e do aumento das despesas com planos de saúde e matérias-primas.

A GM informou que o resultado do período inclui uma série de itens extraordinários. O prejuízo só ficou abaixo do registrado no primeiro trimestre de 1992, quando as perdas foram de US$ 21 bilhões, devido à exigência de inclusão dos custos com saúde no resultado financeiro. No primeiro trimestre de 2004, a montadora registrou um lucro de US$ 1,2 bilhão.

O prejuízo por ação de janeiro a março deste ano foi de US$ 1,95. A montadora disse que não iria fazer qualquer estimativa de lucro para 2005. No mês passado, a GM havia reduzido sua previsão de lucro neste ano para entre US$ 1 e US$ 2 por ação. Analistas ouvidos pela Reuters esperam que a empresa tenha lucro de US$ 0,61 por ação no ano.

A receita caiu 4,3%, de US$ 47,8 bilhões no primeiro trimestre de 2004 para US$ 45,8 bilhões. As operações automotivas da GM tiveram perda de US$ 1,98 bilhão no trimestre. Do total, a América do Norte respondeu por US$ 1,56 bilhão.

As vendas da GM nos Estados Unidos, seu maior mercado, caíram 4% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2004. Sua fatia no mercado americano caiu de 27% para 25,6%, segundo a consultoria Autodata.

Mas o presidente da GM do Brasil e do Mercosul, Ray Young, afirmou que os resultados da montadora no país e na América Latina são bons. Ele afirmou que a divisão da GM na região que engloba América Latina, África e Oriente Médio teve ganho de US$ 45 milhões, contra US$ 1 milhão registrado no mesmo período de 2004.

¿No período, a GM do Brasil demonstrou contínua melhoria nos seus resultados financeiros, comparativamente ao primeiro trimestre de 2004. Embora a GM do Brasil ainda tenha enfrentado prejuízos operacionais no período de janeiro a março de 2005, os negócios no mercado doméstico foram lucrativos¿, disse Young em nota distribuída à imprensa.

O presidente da GM na região disse que as vendas no Brasil foram boas e que o resultado financeiro só não foi melhor ¿devido às condições cambiais desfavoráveis, que afetaram a rentabilidade das exportações¿.

Young também assegurou que os programas de investimentos na GM do Brasil continuam em andamento.