Título: SEVERINO AFIRMA QUE VAI PÔR DE NOVO EM PAUTA REAJUSTE DO SUBSÍDIO DOS DEPUTADOS
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Globo, 21/04/2005, O País, p. 3

O salário não está à altura das responsabilidades. Qualquer empresário ganha mais¿

BLUMENAU. Dizendo que os parlamentares não ganham subsídio justo e que na iniciativa privada há salários maiores, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), afirmou ontem em Blumenau, no interior de Santa Catarina, que tão logo tenha oportunidade levará novamente à pauta de discussões da Câmara o reajuste dos deputados.

¿ O salário de um deputado não está à altura de suas responsabilidades. Qualquer empresário, por exemplo, ganha mais ¿ argumentou Severino, dizendo que o reajuste dos subsídios dos deputados continua sendo uma meta sua e que vai pôr o assunto em pauta logo que isso seja possível, embora não tenha falado em datas.

Severino esteve ontem à noite em Blumenau para uma reunião com líderes do PP catarinense. Perguntado sobre suas declarações polêmicas em defesa do nepotismo, se defendeu dizendo que pretende agilizar a tramitação da proposta de emenda constitucional que proíbe a contratação de parentes tanto no Legislativo como no Executivo e no Judiciário.

¿ Porei o assunto na ordem do dia na Câmara sem criar problemas. Estamos aguardando que os líderes dos partidos indiquem os nomes da comissão que vai analisar o assunto ¿ confirmou Severino, que criou ontem a comissão especial que vai analisar o mérito da emenda constitucional que proíbe a contratação de parentes no serviço público.

¿Devemos estar sempre dispostos a receber críticas para melhorar¿

Severino reconheceu que a nova atitude de não defender abertamente o nepotismo se deve às críticas que recebeu desde que defendeu a contratação de seus filhos para cargos do governo e na Câmara. Ele disse que as críticas foram pertinentes e se disse aberto a aceitá-las.

¿ Devemos estar sempre dispostos a receber críticas para melhorar a postura ¿ afirmou o deputado.

¿O cargo de confiança foi feito para quem merece¿

Diferentemente de outras ocasiões, o presidente da Câmara evitou ontem defender a contratação de parentes pelos deputados, afirmando que ¿um funcionário, mesmo que seja parente, é demitido se não tiver um bom desempenho¿. Mesmo assim, Severino negou a existência de nepotismo no fato de candidatos eleitos chamarem pessoas da família para trabalhar em seus gabinetes.

¿ Nepotismo não existe. O cargo de confiança foi feito para quem merece, independentemente de ser parente ou não ¿ disse.

Severino mais uma vez reagiu às acusações de gastar mais do que deveria no comando da Câmara e de aprovar projetos que elevam os gastos do governo.

¿ Essas despesas extraordinárias de que se fala foram feitas no passado, não na minha gestão.