Título: SENADORES E DEPUTADOS VÃO AOS EUA COM DESPESAS PAGAS POR EMPRESA
Autor: Gerson Camarotti e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 21/04/2005, O País, p. 5

Cerca de 30 parlamentares vão participar; Severino autorizou

BRASÍLIA. A convite da Microsoft, um grupo de cerca 30 deputados e senadores, governistas e de oposição, embarca segunda-feira para Washington, onde ficará três dias assistindo a um fórum para líderes de governo. Até o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi convidado, mas alegou problemas de agenda para não comparecer. O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), já autorizou a viagem e as faltas serão justificadas.

Para diversos parlamentares, a Microsoft vai pagar as despesas totais, incluindo hospedagem e passagens aéreas. Outros terão descontos especiais para ir ao evento. Mas todos que aceitam o convite terão direito a transporte terrestre e alimentação.

Entre os convidados da Microsoft para participar do VIII Fórum para Líderes de Governo estão petistas como o ex-líder do governo Professor Luizinho (PT-SP) e os deputados Jorge Bittar (PT-RJ), Nelson Pelegrino (PT-BA) e José Eduardo Cardozo (PT-SP). Da oposição, o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) e o deputado Julio Semeghini (PSDB-SP). Alguns ainda estão analisando o convite.

¿ Entendo que o seminário é de interesse público. Por isso, vou participar. Não estou indo para passear. Até porque estive em Washington na Semana Santa. Inclusive estou me sacrificando, já que a passagem aérea é de categoria inferior a que eu viajei recentemente por minha conta. Estou indo porque acho importante ¿ disse Aleluia.

Professor Luizinho diz que não vê problema no convite

O deputado Professor Luizinho diz que não há problema em viajar a convite da Microsoft e que não irá mudar suas convicções por causa disso:

¿ Será que tem algum problema em ir? Não é porque alguém tem uma doença grave que eu vou me contaminar e pegar essa doença. A Microsoft é poderosa, mas qual a multinacional que não é?

O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) disse que está interessado no fórum porque tem debatedores interessantes e três painéis tratam da governança e da busca pela estabilidade mundial. Cardozo afirma que não é da área de informática e confessa ter uma certa simpatia pela adoção do software livre. Ele nega que o convite feito pela empresa possa influenciar suas posições nessa área.

¿ Com exceção de uma palestra com o presidente da Microsoft, parece que não tem mais nada a ver com o tema da informática. É um fórum de líderes governamentais, composto por pessoas qualificadas e por isso me interessei ¿ afirmou Cardozo, que diz ter pago passagem e hospedagem.

Em Blumenau, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), negou ter sido convidado pela empresa para integrar o grupo.

¿ Se isso acontecer, irei com muito prazer, pois sei discernir o bem e o mal, o que é bom para o Brasil e o que é ruim.

Os convidados participarão de palestras e debates com o presidente da Microsoft, Bill Gates, e o ex-secretário de Estado dos EUA Colin Powell. Segundo a assessoria de imprensa da Microsoft no Brasil, o evento é realizado anualmente para promover a troca de experiências entre governos dos países da região. Os convidados viajam no próximo dia 25 e o encontro acontece nos dias 26 e 27.