Título: LIVRO HOMENAGEIA VIDA E OBRA DE TANCREDO
Autor:
Fonte: O Globo, 21/04/2005, O País, p. 5

Discurso inédito é um dos destaques

Por iniciativa da Fundação Presidente Tancredo Neves, será lançado em São João del Rey hoje, quando se completam 20 anos de sua morte, o livro "Tancredo Neves ¿ Um homem do Brasil", uma coletânea de imagens e documentos de ou sobre Tancredo. O livro integra uma caixa com charges, cinco discursos na íntegra, inclusive o inédito da posse, CD e cronologia. O livro foi organizado pelo jornalista José Eduardo Gonçalves e patrocinado pela Vale do Rio Doce. Tem 210 páginas, e a tiragem inicial é de mil exemplares.

Segundo o organizador, o livro não pretende fazer revelações, mas prestar uma homenagem. Poética, com a reprodução de poemas de Ferreira Gullar, Affonso Romano de Sant'Anna e Thiago de Mello, e sentimental, graças a fotos como a do menino Tancredo vestido de marinheiro.

Os pesquisadores contaram com a ajuda da família e vasculharam arquivos de jornais, bibliotecas e arquivos públicos, além do Memorial Tancredo Neves, em São João del Rey. Um dos destaques do livro são as charges, como uma do chargista do GLOBO Chico Caruso.

¿ Tancredo se divertia muito com as charges. Ele foi apresentado a Chico e disse: ¿Você é aquele que faz ótimas caricaturas dos outros¿ ¿ diz o organizador do livro.

Uma imagem emocionante é a do encontro de Tancredo, já como presidente eleito, com João Paulo II, no Vaticano. Após a morte do presidente eleito, o Papa escreveu uma carta ao presidente empossado, José Sarney, publicada no livro.