Título: POLICIAIS CIVIS ACUSADOS DE SEQÜESTRO
Autor: Ana Cláudia Costa e Célia Costa
Fonte: O Globo, 21/04/2005, Rio, p. 15

Inspetor e investigador são presos por exigir dinheiro para libertar jovem

Dois policiais civis foram presos em flagrante ontem numa lanchonete, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O inspetor Luís Jaime Ribeiro Filho, do Serviço de Repressão a Entorpecentes (SRE/Oeste), e o investigador Scharley Teixeira Jardim, da 63ª DP (Japeri), são acusados de seqüestrar um estudante de 19 anos e de exigir dinheiro da família do rapaz para libertá-lo.

Outros três policiais, acusados de integrar a quadrilha de seqüestradores, estão sendo procurados. O inspetor Luís Jaime e o investigador Scharley prestaram depoimento ontem na Corregedoria de Polícia Civil.

Os pais do estudante estão presos há três meses, acusados de tráfico de drogas. Ele foi seqüestrado terça-feira à noite, momentos depois de visitar a mãe no Presídio Ary Franco, em Água Santa. O rapaz foi levado para um cativeiro na Baixada. Os criminosos exigiram, inicialmente, R$200 mil para libertar o estudante, mas por fim aceitaram em reduzir o valor do resgate para R$100 mil.

A família do estudante procurou Corregedoria Geral Unificada das Polícias Civil e Militar, que preparou um flagrante para prender os acusados. Luís Jaime e Scharley foram receber o suposto pagamento do resgate num carro descaracterizado da Polícia Civil.