Título: GANHO DA FORD CAI 38% NO PRIMEIRO TRIMESTRE
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Fonte: O Globo, 21/04/2005, Economia, p. 25
Montadora americana lucrou US$1,2 bilhão. Volks corta custos e fecha período com US$91 milhões no azul
DETROIT (EUA) e BERLIM. O aumento de custos e a queda nas vendas derrubou o lucro da segunda maior montadora dos Estados Unidos. Ontem, a Ford divulgou os resultados do primeiros trimestre, anunciando uma queda de 38% nos ganhos do período em relação ao mesmo período de 2004. A empresa pode reduzir a produção para diminuir seus estoques.
Os ganhos de US$1,2 bilhão foram acima da expectativa do mercado, o que levou as ações da companhia a subirem 2% no pregão de hoje. A Ford, no entanto, afirma que os lucros do segundo trimestre devem ficar abaixo das projeções de Wall Street.
Os resultados da Ford foram anunciados um dia depois de o balanço trimestral da General Motors (GM) ter divulgado o pior resultado desde 1992, um prejuízo de US$1,1 bilhão. A Ford tem problemas muito parecidos com os da GM, incluindo o alto custo de matérias-primas e excesso de gastos com seguro-saúde de seus funcionários. Além disso, as montadoras americanas estão perdendo espaço no seu mercado doméstico para rivais estrangeiras e há uma grande pressão por corte de custos.
¿ Francamente, miséria não gosta de companhia ¿ disse o presidente da Ford, Bill Ford, referindo-se à GM. ¿ Eu só peço às pessoas que nos vejam sob outra perspectiva e tirem suas próprias conclusões.
Euro valorizado prejudica exportações da Volkswagen
Mas foram justamente os cortes de custos que salvaram o balanço da alemã Volkswagen no trimestre. A empresa teve lucro líquido de US$91 milhões no período, um aumento de 169% em relação ao mesmo período de 2004.
O resultado foi obtido apesar de uma queda de 2,5% no faturamento da empresa e de uma redução de 8,4% no número de veículos vendidos. Segundo a montadora, o lucro começa a refletir o esforço de corte de custos de US$4,3 bilhões iniciado em 2004, com o programa ForMotion.
A Volkswagen descarta uma recuperação rápida do mercado automotivo mundial. Segundo a empresa, a excessiva valorização do euro ¿ que prejudica as exportações da montadora ¿ e o alto preço das matérias-primas vão continuar pressionando o setor ao longo deste ano.