Título: NOVO PAPA TEVE UM DERRAME EM 1991
Autor: Deborah Berlinck, Monica Yanakiew, Gina A. Marques
Fonte: O Globo, 21/04/2005, Especial, p. 1

Idade do Pontífice desperta preocupação e um sacerdote revela constituição frágil

Embora pareça conservar boa saúde aos 78 anos, Joseph Ratzinger teve um derrame em 1991 e teria uma constituição frágil, segundo um biógrafo e um sacerdote revelaram ontem. Após a longa agonia de João Paulo II, muitos fiéis se perguntam se verão um outro papa sucumbir lentamente ao peso da idade. Bento XVI é o mais velho Pontífice eleito em 275 anos.

O jornalista John Allen Jr., autor da biografia ¿Cardinal Ratzinger: the Vatican¿s enforcer of the faith¿, contou à rede americana CNN que Ratzinger teve um derrame que o deixou acamado por algum tempo, mas que ele se recuperou. O derrame teria afetado temporariamente sua visão, segundo a revista ¿Time¿, e ele teria sido internado mais uma vez nos anos 90.

Em 1992, durante férias nos Alpes italianos, Ratzinger caiu e bateu a cabeça contra um radiador. Ele desmaiou e sangrou muito. Um ano depois, declarou, segundo a ¿Time¿: ¿Graças a Deus, mal há traços disso agora¿. Há dois, o problema foi fadiga, conta Allen.

¿ Aparentemente, ele se recuperou e parece basicamente estar com boa saúde ¿ disse o jornalista.

Após a divulgação do nome do cardeal alemão, o próprio irmão, Georg Ratzinger, manifestou preocupação.

¿ Ele está bem, sua saúde é boa. Só espero que ela se mantenha assim e que o trabalho não seja uma fonte de preocupação e cansaço.

O próprio Ratzinger teria deixado claro que não acredita que seu pontificado seja longo:

¿ Eu espero neste breve reinado ser um homem de paz ¿ teria dito aos cardeais.

Segundo um jovem padre de Colônia, na Alemanha, ¿Ratzinger tem problemas para dormir e uma constituição delicada¿. Mas o bispo Josef Clemens, que foi secretário particular do ex-prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, disse que não há preocupações em relação à saúde do Papa.

¿ Ele está extremamente bem ¿ afirmou Clemens.

Muitos cardeais, no entanto, admitem que o pontificado de Bento XVI será marcado em anos, não em décadas como ocorreu com João Paulo II, e que provavelmente ele não viajará tanto quanto seu antecessor, que assumiu a função aos 58 anos.

¿ Vamos ver como se sente. O que quero dizer é que ele não tem 58 anos. É um pouco mais velho do que isso. Então não deve viajar muito. Mas nunca se sabe ¿ disse o cardeal britânico Cormac Murphy-O¿Connor.