Título: GREENSPAN DIZ QUE ALTOS DÉFICITS PODEM LEVAR OS ESTADOS UNIDOS À ESTAGNAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 22/04/2005, Economia, p. 18

Para presidente do BC americano, Orçamento está num `caminho insustentável¿

WASHINGTON. O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Alan Greenspan, afirmou ontem que os altos e sucessivos déficits americanos representam um risco de estagnação ¿ou coisa pior¿ para a economia dos Estados Unidos. Greenspan, porém, disse que os EUA não estão caminhando para uma estagflação (estagnação econômica com inflação alta) como a dos anos 70

¿ Sob os atuais impostos e representações razoáveis sobre outros gastos, as projeções deixam claro que o Orçamento federal está em um caminho insustentável, no qual os grandes déficits resultam em taxas de juros mais altas e pagamentos de juros sempre crescentes que aumentam o déficit no futuro ¿ disse Greenspan à Comissão de Finanças do Senado.

Situação dificilmente vai melhorar, diz Greenspan

O presidente do Fed disse que, apesar de a economia estar indo bem, há o risco de que os déficits continuem crescendo como porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB, a soma das riquezas produzidas no país):

¿ A menos que essa tendência seja revertida, em algum momento esses déficits podem fazer a economia estagnar ou algo pior.

Boa parte do discurso de Greenspan repetiu alertas que ele já havia feito aos parlamentares americanos.

¿ Como sugerem as últimas projeções do governo e do Escritório de Orçamento do Congresso, nossa posição orçamentária dificilmente vai melhorar substancialmente nos próximos anos, a menos que se tomem grandes ações para reduzir o déficit ¿ afirmou o presidente do Fed.

Greenspan também voltou a pedir que haja algum tipo de controle automático para os gastos do governo. Para o presidente do Fed, é melhor controlar o déficit pela contenção dos gastos do que pela elevação de impostos.

¿ A meu ver, as escolhas necessárias serão particularmente difíceis de implementar sem a restauração de uma série de restrições no processo de elaboração do Orçamento.

O governo George W. Bush prometeu reduzir o déficit à metade até 2009. O Escritório de Orçamento do Congresso estima que o déficit orçamentário deste ano fique em torno de US$400 bilhões.

Alerta também para câmbio congelado na China

Greenspan também disse que a China prejudicava seu próprio futuro ao não permitir que sua moeda, o yuan, flutuasse frente ao dólar, mas acrescentou estar certo de que o país acabará tomando essa medida. A taxa de câmbio chinesa está fixada em oito yuans por dólar.

¿ Fixar o yuan ao dólar está começando a trabalhar significativamente em detrimento da economia chinesa ¿ afirmou Greenspan. ¿ Manter a taxa de câmbio deles onde está é evitar crescimento em termos que seriam mais valiosos para a China nas próximas décadas.