Título: Espanha perto de legalizar casamento gay
Autor: Deborah Berlinck
Fonte: O Globo, 22/04/2005, O Mundo, p. 24

Novo Papa condenou a lei: é `destrutiva para a família¿

MADRI. O Parlamento espanhol aprovou ontem em primeira votação uma nova legislação que torna a Espanha um dos únicos países do mundo a permitir o casamento de homossexuais e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

Antes de ser eleito Papa, Joseph Ratzinger já havia condenado o projeto de lei espanhol, descrevendo-o como ¿destrutivo para a família e a sociedade¿.

Se a reforma, que precisa ainda ser votada no Senado, for aprovada em definitivo, a Espanha será o terceiro país do mundo, depois da Holanda e da Bélgica, a permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo, e o segundo, depois apenas da Holanda, a garantir a esses casais o direito de adotar crianças.

Com a aprovação definitiva da nova legislação, será feita uma emenda à lei existente, substituindo os termos ¿marido e mulher¿ por ¿parceiros¿. Com isso, igualará totalmente os direitos de homossexuais e heterossexuais inclusive em questões como pensão, herança e divórcio.

Quase todos os partidos políticos apoiaram a nova lei, apresentada pelo governo socialista, exceto o principal partido oposicionista conservador e alguns regionalistas. Eles defendiam a aprovação de uma legislação em separado para uniões homossexuais, que não seriam chamadas de casamento e não incluiriam o direito à adoção.