Título: Ministro quer novos índices de produtividade
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 23/04/2005, O País, p. 4

Medida vai facilitar desapropriações para a reforma agrária

SÃO PAULO. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, disse ontem que não abrirá mão dos novos índices de produtividade da terra, que facilitarão as desapropriações para a reforma agrária. Os índices usados hoje são de 1975. Ele frisou que, apesar do protesto de alguns setores, não modificará os critérios da medida, que são de atualização dos índices regionais segundo as médias dos levantamentos do IBGE nos últimos cinco anos, inferiores aos resultados das safras de 2004 e 2005.

Segundo o ministro, as críticas sobre a atualização dos índices vêm de setores que ainda rejeitam a reforma agrária:

¿ As críticas não vêm dos setores realmente produtivos, que estão muito acima dessas médias. São daqueles que usam as terras como reserva de valor, não para produzir.

Rossetto é alvo de críticas de Rodrigues e da CNA

Rossetto afirmou que poderão ser feitos aperfeiçoamentos estritamente técnicos, sem alterar os critérios essenciais.

¿ Mas não recuo. Até porque não se trata de uma questão ideológica pela reforma agrária e sim de uma exigência legal, de adequar índices de produtividade de 1975. Os critérios não mudam de jeito algum.

Rossetto tem sido criticado pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e por entidades como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além da bancada ruralista no Congresso, que o acusam de ter escolhido o momento errado para mudar os índices por causa da crise no setor, causada pela seca.

¿Nada autoriza este ambiente de instabilidade. Só estamos fazendo o que está previsto na lei ¿ afirmou Rossetto, que participou ontem em São Paulo de um encontro da tendência petista Democracia Socialista (DS), da qual ele faz parte.