Título: ANATEL VAI AUMENTAR FISCALIZAÇÃO DE TELES FIXAS
Autor: Geralda Doca
Fonte: O Globo, 23/04/2005, Economia, p. 21

No mês passado, agência recebeu 18 mil reclamações contra operadoras, a maioria sobre cobrança indevida

BRASÍLIA. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concluiu as reuniões com as operadoras de telefonia fixa sobre a qualidade dos serviços e decidiu aumentar a fiscalização. A agência constatou que, das 18.094 queixas feitas pelos usuários à central de atendimento da agência em março, 29,3% tratam de cobrança indevida na conta de telefone. Em seguida, aparecem a demora no conserto de defeitos na linha (18,6%), o atendimento insatisfatório (14%), as dificuldades para o cancelamento (12,9%) e a burocracia para a habilitação (8,55%).

A Anatel aproveitou para divulgar uma lista com as campeãs de reclamações. A Vésper aparece em primeiro lugar, com 2,78 reclamações para cada mil acessos instalados. Em seguida estão Telemar, com 0,48, e Telefônica, com 0,37. A Brasil Telecom teve 0,31 e a GVT, 0,27. A melhor situação é a da Embratel, com 0,08.

A Telemar informou que em 2005 investirá R$300 milhões na melhoria da qualidade dos serviços. Segundo a empresa, os programas em andamento já reduziram em 79% o número de reclamações na Anatel, na comparação entre 2002 e 2004. O presidente da Abrafix (associação que reúne operadoras de telefonia fixa), José Pauletti, disse que o volume de reclamações no setor tem diminuído:

¿ Foram feitos investimentos. As centrais de comunicação são todas digitais e também melhoramos o atendimento. Acreditamos que isso acontecerá com as empresas de telefonia móvel.

Para a Brasil Telecom, de certa maneira o resultado na telefonia fixa sofreu impacto do serviço celular, lançado há menos tempo e, portanto, com pendências a serem resolvidas. A concessionária destacou que as ofertas e promoções sobrecarregaram o call center.

Prazo de cartão pré-pago de celular será dobrado

A Intelig Telecom acredita que teve uma boa colocação porque mantém ¿um padrão elevado no atendimento¿. A operadora ressaltou que as reclamações serão analisadas para que seja possível reduzir ou zerar o número de críticas. A GVT informou que tem feito investimentos e tomado medidas para reduzir o número de reclamações. Procurados pelo GLOBO no início da noite de ontem, representantes das demais empresas não foram encontrados.

As reclamações sobre telefonia fixa representaram 42% do total recebido pela Anatel no mês passado. Apesar do índice elevado, houve uma queda de 19,12% nos últimos 12 meses ¿ de 22,371 mil para 18,094 mil.

As reclamações sobre telefonia celular responderam por 51,4% do total. A Anatel também anunciou que vai aumentar de 90 para 180 dias o prazo de uso do cartão pré-pago de celular, e obrigará as operadoras a ressarcir os consumidores que não gastarem todos os créditos nesse período. A decisão atende a uma reivindicação do Ministério Público Federal.