Título: CRÍTICAS A BENTO XVI IRRITAM ALEMÃES
Autor: Graça Magalhães-Ruether
Fonte: O Globo, 23/04/2005, O Mundo, p. 28

Intelectuais protestam contra acusações de passado nazista do Papa na imprensa

BERLIM. Os alemães reagiram indignados às criticas contra o Papa Bento XVI na imprensa estrangeira, sobretudo inglesa. Um grupo de intelectuais lançou ontem um manifesto em defesa do Pontífice tentando mostrar que as acusações são absurdas. O cardeal Karl Lehmann, arcebispo de Mogúncia, que teve no passado atritos com o cardeal Joseph Ratzinger, defendeu o Papa.

¿ Essas acusações de ligação com o nazismo são absurdas ¿ disse ele.

Segundo o renomado historiador Joachim Fest, a imprensa que acusa o Papa de ter participado da organização Juventude Hitlerista tem sorte de não saber o que é crescer numa ditadura.

Nessa época, todas as crianças eram obrigadas a se filiarem numa organização do partido, ou a Povo Jovem (de 10 a 14 anos) ou a Juventude Hitlerista (de 14 a 18 anos). As crianças eram atraídas com a companhia de amigos e com promessas de brincadeiras em grupo e fogueiras no acampamento. Os pais que proibiam os filhos de participar corriam o risco de ser presos.

Também o jornalista Klaus Bölling disse que os ataques ao ¿nosso Papa¿ são cínicos:

¿ Como se pode culpar uma criança que é, ela mesma, vítima da ditadura?

Segundo Horst Milde, a alternativa era a família entrar na clandestinidade e assumir o risco de ser deportada para um campo de concentração:

¿ Na época, fazer parte das organizações era tão obrigatório quanto é hoje participar da aula de ginástica.

Joseph Ratzinger foi alistado no Exército, junto com todos os rapazes que faziam 16 anos em 1943. Em abril de 1945 desertou, arriscando a vida. Os desertores eram fuzilados, sem processo.

¿Independent¿ radicaliza nas acusações a Pontífice

Alguns jornais ingleses realmente usaram o que chamaram de ¿passado nazista¿ de Bento XVI para criticar sua escolha. O tablóide ¿The Sun¿ estampou em sua capa, no dia seguinte à eleição do Papa, a frase: ¿de Juventude Hitlerista a Papa Ratzi¿. Publicou uma foto de Ratzinger com o uniforme nazista infantil também reproduzida em muitos jornais do planeta, mas em suas páginas internas. Porém, alertou que a inscrição da Juventude Hitlerista era compulsória.

Já o jornal ¿The Independent¿ foi muito mais radical em suas críticas: ¿Se era para ser a estréia de um teatro cômico, poucos estariam rindo no final da piada. Havia três cardeais concorrendo para ser Papa ¿ um judeu, um negro e um da juventude de Hitler ¿ e o Vaticano levou cinco minutos para escolher o da Juventude Hitlerista. Presumivelmente, o garoto Joseph, de 14 anos, não teve outra escolha a não ser entrar para o movimento (...). Entretanto, a rígida ortodoxia católica que ele defende ensina que não existe justificativa para a ausência de culpa por cometer um pecado, mesmo que seja o da omissão.¿