Título: ADVERSÁRIOS DE RESERVA JÁ AMEAÇAM ISOLAR BOA VISTA
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 24/04/2005, O País, p. 13

Produtores rurais, índios e políticos organizam levante

BOA VISTA. A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de homologar a demarcação da Raposa Serra do Sol em terras contínuas agradou a indigenistas, ambientalistas e missionários no Brasil e no exterior, mas não acabou com a antiga disputa pela ocupação de 1,7 milhão de hectares de lavouras, pastagens e serras da rica e paradisíaca reserva de 16.484 índios macuxi, uapixanas e tuarepangs, no norte de Roraima. Um grupo de grandes produtores de arroz, de índios ligados à Sociedade de Defesa dos Índios de Roraima (Sodiur) e de políticos está organizando um levante contra a retirada de não-índios da reserva.

Os líderes do movimento recorreram à Justiça e ao Congresso contra o modelo de demarcação estabelecido pelo governo federal. Mas, em paralelo à batalha jurídica e política, alguns setores do movimento já desencadearam o processo de sabotagem da demarcação em terras contínuas.

Depois de cortar a energia elétrica de Placas, um vilarejo dentro da reserva, e de prender quatro policiais federais na sexta-feira, ameaçam bloquear as estradas de acesso a Boa Vista, como fizeram por cinco dias em 2003.

¿ Com seis caminhões e tratores se pára qualquer rodovia ¿ afirma o fazendeiro Paulo César Quartieiro, prefeito de Pacaraima, município de 3,7 habitantes na fronteira com a Venezuela.