Título: EMPRESAS JÁ LEVAM O OURO COM O PAN NO RIO
Autor: Carlos Vasconcellos
Fonte: O Globo, 24/04/2005, Economia, p. 31
Setor de construção sai na frente e fornecedores até de material de escritório e colchões vão faturar com os jogos
Ainda faltam mais de dois anos para o início dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, mas algumas empresas já estão levando o ouro. Enquanto a cidade se prepara para receber a competição em 2007, grandes negócios estão sendo fechados. De serviços de engenharia à venda de equipamentos esportivos, passando por material de escritório e colchões, a cidade vai precisar de muita coisa até ficar pronta para a competição. E isso significa uma injeção na economia.
Por enquanto, o setor de construção é o mais beneficiado. Seja por obras diretamente ligadas aos jogos, como a construção da Vila Olímpica da Barra da Tijuca, tocada pela Agenco com recursos do FAT e que movimentará mais de R$180 milhões; seja por projetos mais modestos, como o Anel Viário Prefeito Pedro Ernesto, na Barra, já concluído pela Craft Engenharia por R$13,3 milhões.
De olho no Pan, shoppings e hotéis se modernizam
A Prefeitura do Rio estima que só obras municipais ligadas ao Pan de 2007 movimentem um volume de R$1,02 bilhão.
E os fornecedores vão à luta para abocanhar uma fatia desse bolo. É o caso da Thyssen Elevadores, empresa que venceu a licitação para fornecer os elevadores para a Vila Olímpica da Barra. A indústria espera fechar contratos no valor total de R$90 milhões nos próximos meses, boa parte deles movida pela febre dos Panamericanos.
¿ Com os Jogos e o crescimento da indústria de petróleo, o Rio de Janeiro virou um dos melhores mercados para o setor de construção civil ¿ afirma Nelson Bicca, gerente da unidade Rio da Thyssen Elevadores.
O fato de levar o ouro com a construção da Vila Olímpica, no entanto, não quer dizer que a empresa já esteja satisfeita com o resultado do Pan. Na verdade, ainda há muitas outras obras a disputar, como a ampliação do Aeroporto Santos Dumont e a Cidade da Música, entre outras. Isso sem falar no efeito multiplicador dos jogos para a economia. Aproveitando a expectativa de demanda no turismo, shoppings e hotéis estão modernizando suas instalações.
¿ Ganhamos a concorrência para trocar os elevadores do Sheraton ¿ diz Bicca.