Título: IPEA FAZ ALERTA
Autor:
Fonte: O Globo, 25/04/2005, O País, p. 4

Gasto primário teve aumento real de 5%

BRASÍLIA. Em outro documento do próprio governo, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) alerta que ainda em 2005 os gastos primários ¿ pessoal, custeio, subsídios, compras de bens e serviços ¿ vão ter um aumento real de 5%. O Ipea estima ainda uma elevação de 8% nos gastos com consultorias, terceirização, custeio de universidades, Bolsa Família e outros. O documento diz também que, este ano, o governo vai conseguir cumprir o superávit de 4,25% do PIB, mas não com a folga que obteve no ano passado.

¿As perspectivas para 2005 sugerem que será um ano com alguns obstáculos a serem superados. Haverá maior demanda de recursos, sem que necessariamente o governo disponha de alternativas para financiá-la sem reduzir o superávit fiscal¿, alerta o Ipea, no documento.

O aumento do salário mínimo de R$260 para R$300, a partir de 1º de maio, é apontado pelo Ipea como um dos responsáveis pelo aumento do gasto da Previdência Social. O documento observa ainda que a política de gastos federais não permitiu um aumento maior dos investimentos.