Título: DIRCEU TEM REUNIÃO DE EMERGÊNCIA COM CHÁVEZ
Autor: Eliane Oliveira e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 26/04/2005, O Mundo, p. 26

Ministro vai à Venezuela, que desatou nova crise com os EUA, na véspera da chegada de Condoleezza ao Brasil

BRASÍLIA. Na véspera da chegada da secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, para uma visita oficial de dois dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou o ministro da Casa Civil, José Dirceu, a Caracas para uma reunião de emergência com o presidente venezuelano, Hugo Chávez. A viagem ocorreu um dia depois do anúncio da decisão de Chávez de terminar com o intercâmbio militar com os Estados Unidos.

Junto com a crise política no Equador, o tema Venezuela deverá dominar as conversas de Condoleezza com as autoridades brasileiras e a ida de Dirceu acontece num momento em que Chávez reforça sua posição antiamericana. A viagem a Caracas foi acertada no último domingo pelo ministro do Exterior, Celso Amorim.

Brasil serviria de mediador entre EUA e Chávez

O encontro com Chávez foi solicitado há alguns dias a Dirceu, que retornará a tempo de participar do encontro entre Lula e a secretária de Estado. Não se sabe que tipo de mensagem o ministro da Casa Civil poderá trazer para Condoleezza. O certo é que o governo brasileiro, ao agir dessa maneira, como uma espécie de mediador, atende aos anseios dos Estados Unidos, que sempre pediram a interferência do Brasil junto à Venezuela, especialmente depois que as críticas de Chávez aos americanos se agravaram.

A proximidade do ministro Dirceu com o presidente de Cuba, Fidel Castro, irrita a Casa Branca, que mantém um embargo econômico à ilha. Essa não é a primeira vez que Dirceu atua na área externa. Ele já esteve nos EUA com a própria Condoleezza e reuniu-se com Fidel em Cuba.

O chanceler brasileiro pretende fazer um relato sobre o que se passou no Equador e, segundo fontes do Itamaraty, deverá convidar a secretária de Estado americana a participar do grupo de países que, no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA), tentarão ajudar a resolver a crise naquele país. Para o Brasil, a saída de Lucio Gutiérrez do governo foi inconstitucional até que se prove em contrário. Gutiérrez recebeu asilo do governo brasileiro e está em Brasília.

Reforma da ONU, OMC e Alca na lista de discussões

Para os diplomatas que estão preparando a visita de Condoleezza, os temas mais complexos são os que abrangem os países da América do Sul. Também estarão na agenda a reforma no Conselho de Segurança da ONU e a rodada de negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e o programa nuclear brasileiro também serão discutidos, mas de forma superficial, segundo fontes do Itamaraty. Condoleezza disse, na semana passada, que os EUA não se preocupam com a energia nuclear produzida pelo Brasil. Quanto à Alca, a expectativa é que ela pergunte diretamente a Lula os motivos que o levaram a anunciar que o assunto está fora da pauta de prioridades de seu governo.

COLABOROU Jailton de Carvalho