Título: EUA NEGAM QUERER ISOLAR CHÁVEZ
Autor: Eliane Oliveira, Jailton de Carvalho e José Passos
Fonte: O Globo, 27/04/2005, O País, p. 3

Washington estaria estudando apoio a opositores na Venezuela, afirma `NYT¿

WASHINGTON. Os Estados Unidos negaram ontem que queiram isolar a Venezuela, após o jornal ¿New York Times¿ informar que o governo americano poderia endurecer sua posição em relação ao regime do presidente Hugo Chávez. Washington, no entanto, destacou sua preocupação com algumas decisões tomadas por Caracas.

¿ Estas não são informações que reflitam qualquer realidade em termos de uma decisão por parte dos Estados Unidos de mudar sua política ¿ disse Adam Ereli, porta-voz adjunto do Departamento de Estado, ao comentar o artigo.

Ereli destacou que os EUA têm preocupações em relação à Venezuela que serão abordadas durante a viagem da secretária de Estado, Condoleezza Rice, à América Latina.

¿ Estamos preocupados com políticas e decisões sobre acontecimentos nacionais e o tema da democracia e as liberdades na Venezuela, assim como as ações que a Venezuela tem realizado com respeito a seus vizinhos ¿ disse Ereli. ¿ São temas que certamente serão abordados. Mas não é uma questão de isolar ou tomar medidas contra a Venezuela.

Num artigo, o ¿New York Times¿ afirmou que Washington analisa aumentar seu apoio a grupos de oposição venezuelanos e pedir aos países vizinhos que se distanciem de Chávez, mas que ¿até agora não encontrou aliados em sua tentativa de isolar o caudilho venezuelano e está cada vez mais frustrado¿ com medidas antiamericanas do presidente venezuelano. O jornal disse ainda que os EUA estariam preocupados com a liberdade de expressão na Venezuela, assim como a afinidade do governo Chávez com grupos de esquerda em outros países, incluindo a guerrilha colombiana.

¿Nós lhe oferecemos uma relação mais pragmática, mas obviamente se não a querem podemos nos mover para um enfoque mais confrontador¿, disse uma fonte ao jornal.