Título: IRRITADO COM DIRCEU, VICE-LÍDER PROTESTA
Autor:
Fonte: O Globo, 27/04/2005, O País, p. 8

Senador peemedebista entregou seu cargo ao líder Mercadante

BRASÍLIA. Nem bem começou a articular a sucessão presidencial de 2006, o chefe da Casa Civil, José Dirceu, provocou a primeira baixa na campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O vice-líder do governo no Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), entregou seu cargo ao líder Aloizio Mercadante (PT-SP), anteontem, inconformado com o anúncio feito por Dirceu de apoio à reeleição da governadora do Rio Grande do Norte, Wilma Faria (PSB).

A confusão começou na sexta-feira, em Natal, onde o ministro passou o feriado de Tiradentes. A governadora pediu e Dirceu foi ao encontro dela, posou para fotos ao lado de Wilma, do líder do governo no Congresso, Fernando Bezerra (PTB-RN), e da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), e ainda declarou:

¿ Se a governadora Wilma Faria for candidata à reeleição, estarei no palanque dela.

A declaração teve grande destaque na imprensa regional e desagradou a Garibaldi, candidato ao governo estadual em 2006 e que já foi cotado para integrar o Ministério de Lula. Ele havia conversado com o presidente mês passado, pedindo que o governo se mantivesse neutro no estado, pois dois partidos aliados deveriam se enfrentar na disputa regional. A ação de Dirceu foi recebida como um golpe pelo PMDB.

¿ Pela responsabilidade que o ministro Dirceu tem, suas declarações não podem ser desconsideradas. Ainda bem que ele estava lá de férias. Imagina o que teria feito se tivesse ido a trabalho ¿ protestou Garibaldi Alves.

Mercadante pediu, mas o senador não pretende voltar atrás, o que só seria possível caso Dirceu desmentisse sua afirmação. Ao GLOBO, porém, Dirceu disse ser natural que o PT apóie Wilma Farias:

¿ Não faz sentido não apoiar a reeleição de Wilma Farias, porque o PT participa do governo dela. Se o PMDB apoiar a reeleição do presidente Lula, então serão dois palanques no estado.