Título: GAROTINHO E FH: DEFESA DA VERTICALIZAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 27/04/2005, O País, p. 8

BRASÍLIA. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador do Rio Anthony Garotinho decidiram atuar em conjunto para impedir a aprovação da emenda constitucional que propõe o fim da verticalização, regra pela qual as alianças nacionais devem ser seguidas pelos partidos nas coligações estaduais.

No PMDB, a avaliação, mesmo entre os governistas, é de que a manutenção dessa regra dificultará uma coligação com o PT em 2006 por causa das diferenças entre os dois partidos nos estados. Isso estimulará o lançamento de uma candidatura própria do PMDB à Presidência. Fernando Henrique aposta que um candidato peemedebista é fundamental para levar a disputa para o segundo turno.

Fernando Henrique, que defendeu essa tese num encontro com Garotinho pouco antes de embarcar para o enterro do Papa João Paulo II, tem procurado antigos aliados do PMDB para discuti-la.

¿ É injustificável o PMDB não ter candidatura própria ¿ teria afirmado Fernando Henrique na conversa com Garotinho, contrariando posição assumida em 1998, quando foi candidato à reeleição.

O ex-presidente também tratou do assunto com o presidente nacional do PMDB, Michel Temer.