Título: `Uma dama imperial movendo-se pela América do Sul¿, diz Chávez
Autor:
Fonte: O Globo, 28/04/2005, O País, p. 4
Compra de armas por Venezuela provoca novo atrito entre Bogotá e Caracas
BOGOTÁ. A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, iniciou ontem uma visita de 18 horas à Colômbia, país que recebe ajuda de Washington para combater a guerrilha e o tráfico de drogas. A visita coincide com uma nova escalada de declarações ácidas entre Colômbia e Venezuela, devido à compra de armas anunciada por Caracas e criticada por Washington e Bogotá. No meio da troca de alfinetadas, Condoleezza foi chamada pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, de ¿uma dama imperial movendo-se pela América do Sul¿.
Condoleezza chegou às 14h45m (hora local) à Base Aérea de Catam, em Bogotá, e se reuniu ainda ontem com o presidente Alvaro Uribe. A visita à região havia começado pelo Brasil, na terça-feira, quando criticou ¿a opressão em Cuba¿ e lançou dúvidas sobre a liberdade na Venezuela.
¿ Nossa preocupação sobre isto no hemisfério não é só por uma questão de EUA e Venezuela. É sobre o que ocorre com os processos democráticos ¿ disse Condoleezza em Brasília, antes de embarcar para Bogotá.
O novo ponto de atrito foi o anúncio de que o governo venezuelano vai comprar cem mil fuzis e helicópteros russos, lanchas de patrulha espanholas e aviões de treinamento brasileiros. Ao responder à afirmação do ministro da Defesa da Colômbia, Jorge Uribe, de que a compra aumentaria o desequilíbrio na região, Chávez disse:
¿ Ninguém tem porque se preocupar, nem temos que dar explicações a ninguém, somos completamente soberanos. Mal faz o governo da Colômbia ao fazer de si um eco do império.