Título: BANCADA DO PT LANÇA VLADIMIR PARA GOVERNO DO RIO
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 28/04/2005, O País, p. 11

Parlamentares dizem que idéia é abortar tentativa de setores do governo de patrocinar a candidatura de Ciro Gomes

BRASÍLIA. Com um ano de antecedência, a bancada federal do PT do Rio de Janeiro lançou ontem em Brasília a candidatura do ex-deputado Vladimir Palmeira ao governo do estado. Os cinco deputados e um senador presentes ao ato confirmaram que o movimento antecipado, além de garantir mais tempo para construir a candidatura, visa a abortar uma tentativa de setores do governo de patrocinar a candidatura do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, à sucessão da governadora Rosinha Garotinho, pelo PT ou por outro partido aliado.

Vladimir disse que o PT do Rio apóia a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não restringirá as alianças. No entanto, deixou claro que não abrirá mão em favor de Ciro.

- Essa é uma candidatura partidária, unitária e quer dizer o seguinte: não aceitamos soluções alienígenas ou filiações de outros estados para disputar o governo do Rio. A bancada federal está unida nesse propósito. Não é nada pessoal contra o ministro, mas essa é uma posição de reação a candidaturas como a de Ciro - disse o deputado Antonio Carlos Biscaia, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Miro diz que PT do Rio terá palanque para Lula

O deputado Miro Teixeira, filiado recentemente ao PT, disse que, embora Vladimir não tenha, por enquanto, o aval oficial do Planalto, o chefe da Casa Civil, José Dirceu, em encontro recente no Rio, demonstrou interesse em que a bancada e o diretório fortalecessem o nome do petista para a disputa.

- O presidente, com sua política de alianças, terá todo nosso apoio, mas nós teremos nosso palanque, com Vladimir Palmeira. Se o PMDB quiser apoiar a reeleição do presidente e lançar um outro candidato, Lula pode ir no palanque de lá e no nosso também - disse Miro.

Para o deputado Chico Alencar, o Rio vive uma crise política e há uma lacuna a ser preenchida, construindo uma alternativa viável e dialogando com as outras forças políticas:

- A gente não é contra a transposição de políticos. Mas temos uma base social, doutrina, programa e quadros qualificados para preencher essa lacuna. A gente quer sair do baixo astral e o nome é Vladimir - disse Chico, ironizando a principal bandeira de Ciro, a transposição do Rio São Francisco.

O tucano Eduardo Paes adiantou que o PSDB não terá problema em apoiar Vladimir:

- Não vamos de Cesar nem de Garotinho, portanto ele é uma opção. O PSDB do Rio não pode ficar atrelado ao nacional.

Da bancada do Rio, apenas os deputados Carlos Santana, que pretende disputar o cargo, e Luiz Sérgio, que estava viajando, não participaram do ato.

"Vladimir Palmeira, com sua conhecida capacidade de liderança, tem história inigualável nas lutas populares e democráticas e é quadro político qualificado. Seu nome, motivando o PT e a esquerda fluminense, tem todas as condições de se constituir na referência que vai tirar tantos da apatia e resgatar o papel transformador da política em nosso estado. Por isso, com convicção e entusiasmo, conclamamos todos os petistas a construir conosco este caminho", diz o manifesto, assinado pelo senador Saturnino Braga e pelos deputados Antônio Carlos Biscaia, André Costa, Chico Alencar, Jorge Bittar e Miro Teixeira. A economista Maria da Conceição Tavares participou do ato.