Título: O Fio da meada Convênios contra sonegadores
Autor: Chico Otávio
Fonte: O Globo, 28/04/2005, Economia, p. 25

A preocupação com a sonegação fiscal - e outros crimes como pirataria e contrabando - levou o governo a criar uma série de convênios entre a Receita Federal e diversas instituições, como a Polícia Federal, o Ministério da Justiça e o Banco do Brasil. Esses convênios abrangem ainda o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF).

A meta por trás de cada acordo é cruzar dados de contribuintes (pessoas físicas e jurídicas), conter a onda de sonegação e desbaratar quadrilhas que atuam burlando o Fisco. Além do cruzamento de dados da movimentação bancária com as declarações de Imposto de Renda, um dos convênios permitiu a inclusão de CPFs e CNPJs no sistema Infoseg, uma rede de dados criminais interligada em tempo real.

Os esforços parecem estar dando certo. No ano passado, a Receita Federal aumentou em 52% as autuações de empresas e pessoas físicas. O valor total de impostos, multas e juros aplicados somou R$78,9 bilhões contra 59.030 contribuintes. No ano anterior, foram R$51,9 bilhões contra 68.392 contribuintes.

O setor da economia que mais sonegou em 2004 continuou sendo a indústria. Mas o segmento de prestação de serviços passou de terceiro lugar, em 2003, para segundo no ano passado.

INCLUI QUADRO: COMO É FEITA A SONEGAÇÃO