Título: SEVERINO GANHA APOIO DE ALENCAR CONTRA PODER DO BC
Autor:
Fonte: O Globo, 28/04/2005, Economia, p. 29

BRASÍLIA. O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), anunciou ontem a criação de uma comissão especial para estudar mudanças nas normas sobre taxas de juros, entre elas a possibilidade de tirar do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) a competência exclusiva de controle da taxa de juros. A idéia de reduzir os poderes do BC recebeu o apoio do vice-presidente da República, José Alencar.

Para ele, esse é um tipo de decisão deveria ser tomada com representantes dos setores agrícola, industrial e de serviços, o que fortaleceria a economia real do Brasil:

- Concordo com o presidente Severino - disse.

Severino também apresentou um projeto de lei complementar que determina o comparecimento do presidente do BC - hoje Henrique Meirelles - ao plenário da Câmara e do Senado para explicar a política monetária do BC até dez dias após as decisões do Copom.

O aperto dos juros está empurrando para cima o custo dos empréstimos para as empresas - passou de 32,4% em fevereiro para 32,9% em março, segundo o próprio BC. Mas as taxas anuais do crédito pessoal caíram de 75,3% para 74,4%, no mesmo período.