Título: MULHER DE GUTIÉRREZ PASSA MAL EM BRASÍLIA
Autor: Rodrigo Rangel
Fonte: O Globo, 28/04/2005, O Mundo, p. 32

Ex-primeira-dama do Equador é internada com disfunção hormonal

BRASÍLIA. A mulher do presidente deposto do Equador Lucio Gutiérrez, Ximena Bohóquez Romero, foi internada ontem no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Segundo o boletim médico, ela chegou à unidade às 9h40m, com um quadro de disfunção hormonal. A ex-primeira-dama do Equador ia passar a noite internada e, apesar de garantirem que o problema de saúde não era grave, os médicos disseram que ela ainda não deverá receber alta hoje.

- É um quadro clínico muito comum nas mulheres em fase de menopausa ou pós-menopausa, com fraqueza, dor de cabeça, mal-estar e tonteira - resumiu o vice-diretor do hospital, o coronel-médico Orlando Ferreira da Costa Filho.

Gutiérrez vai formalizar pedido de asilo

O médico relacionou o mal-estar à tensão vivida por Ximena, ao lado de Gutiérrez, durante a crise que os fez deixarem o Equador e buscarem asilo no Brasil. Ainda ontem, a ex-primeira-dama foi submetida e exames, "todos considerados dentro da normalidade", conforme o boletim médico.

Hoje Gutiérrez será recebido pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, para pedir a formalização de seu asilo no país. Nesses primeiros dias de exílio, o presidente deposto tem desfrutado de privilégios de chefe de Estado. O esquema de segurança para protegê-lo, por exemplo, está por conta da Divisão de Proteção a Dignitários da Polícia Federal. E detalhes sobre os passos de Gutiérrez em Brasília não estão sendo divulgados pelo governo brasileiro.