Título: EUA GANHAM NORMAS PARA CÉLULAS-TRONCO
Autor:
Fonte: O Globo, 28/04/2005, O Mundo - Ciência e Vida, p. 33

Regras permitem criação de quimeras para testar órgãos

NOVA YORK. A Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos elaborou uma série de diretrizes para as pesquisas com células-tronco embrionárias com o objetivo de preencher o vácuo criado pela ausência de uma política oficial do governo americano. A academia, uma instituição independente de cientistas que presta consultoria ao governo dos EUA, pretende que suas diretrizes sejam adotadas por grupos públicos e privados envolvidos em estudos com embriões.

As diretrizes anunciadas abrem caminho para pesquisas que envolvam a criação de quimeras - seres meio animais, meio humanos. As quimeras seriam usadas para testar, por exemplo, órgãos humanos criados a partir de células-tronco.

A academia recomenda, no entanto, que os animais quiméricos não devem cruzar. Diz ainda que células-tronco de animais não podem ser implantadas em embriões humanos. Além disso, os embriões humanos utilizados em pesquisa não devem ter mais de 14 dias. A academia propõe ainda que as pesquisas sejam supervisionadas por um comitê.