Título: DEPUTADO DE MG CONDENADO POR INFIDELIDADE PARTIDÁRIA
Autor: Itamar Mayrink
Fonte: O Globo, 29/04/2005, O País, p. 9

Valadares foi multado pelo Tribunal de Justiça em R$59 mil

BELO HORIZONTE. O deputado estadual Gustavo Valadares (PFL-MG) foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais a pagar multa de R$59 mil por infidelidade partidária. Menos de um ano depois das eleições de 2002, o deputado, eleito pelo PRTB, se filiou ao PFL. A ação foi movida pelo presidente estadual do PRTB, Getúlio Cirilo Júnior, sob alegação de que o candidato deve manter a filiação por pelo menos dois anos, como prevê o estatuto do partido.

O deputado Gustavo Valadares, que já recorreu,, defendeu-se dizendo que, quando se filiou ao PRTB, o estatuto não previa o pagamento de multa. O deputado admitiu ter feito um acordo com a direção do PRTB em Minas Gerais de ajudar na manutenção do partido, mas alega que, enquanto esteve filiado, cumpriu a promessa.

Valadares argumentou ainda que, quando se filiou ao PRTB, o partido não estabelecia prazo para a permanência de filiados após a eleição. Para o deputado, a legislação está acima do estatuto partidário.

- Os partidos é que são obrigados a se adequar à lei e não o contrário - alegou.

Para Gustavo Valadares , é normal a troca de partido

Apesar de dizer que apóia a fidelidade partidária, o deputado disse que não foi o primeiro e nem será o último a trocar de partido e que considera isso normal enquanto não houver mudanças na lei.

Valadares, que se desfiliou do PRTB sete meses depois da posse, disse que saiu do partido por dificuldades na convivência com o presidente nacional do partido, Levy Fidélix.

- Espero bom senso e que a justiça prevaleça - disse.

Como a multa foi uma decisão de primeira instância, ele acredita que o caso vai se prolongar.

O presidente do PRTB em Minas, Gentil Cirilo Júnior, espera que a multa seja mantida. Ele disse que o deputado tinha conhecimento do estatuto do partido. Cirilo lembrou que a exigência foi incluída no estatuto para impedir que os candidatos usassem o partido apenas como trampolim para a eleição.

- Por isso entramos com a ação, e esperamos que a decisão seja mantida - concluiu.

Legenda da foto: GUSTAVO VALADARES na Assembléia de Minas: o deputado foi eleito pelo PRTB e logo se filiou ao PFL