Título: ALENCAR PEDE PACIÊNCIA A MULHERES DE MILITARES
Autor:
Fonte: O Globo, 29/04/2005, O País, p. 11

'Se eu pudesse já teria dado (aumento)', disse ministro, defendendo reposição de 35% para integrantes das Forças Armadas

BRASÍLIA. Diante de um grupo de mulheres de militares acampadas na Esplanada dos Ministérios, o ministro da Defesa e vice-presidente, José Alencar, disse ontem que, se pudesse, já teria dado novo aumento para integrantes das Forças Armadas. Alencar disse que problemas orçamentários estão dificultando a concessão do reajuste. Ele admitiu que as perdas da categoria são de 35% hoje, maiores do que os 23% prometidos. Os militares receberam 10% em setembro de 2004 e tiveram, na época, promessa de um novo reajuste.

Alencar pediu paciência às mulheres dos militares, que cercaram o ministro na portaria do Ministério da Defesa. Vestidas de preto, acabaram aplaudindo Alencar e prometendo desmobilizar o acampamento em frente à Esplanada dos Ministérios. Alencar pediu às mulheres que acreditem no discurso que o presidente Lula fez semana passada, quando disse que tratará a questão do aumento com "carinho e vontade política".

- O problema não é de insensibilidade. É orçamentário. Se eu pudesse, já teria dado (o aumento). Estou lutando para isso. A decisão de quanto vai ser dado é do presidente da República, estribado nas informações das autoridades fazendárias - disse Alencar.

As mulheres aplaudiram Alencar, mas criticaram Lula.

- O presidente recebeu a modelo Naomi Campbell, mas não recebeu as mulheres dos militares! - gritavam elas.

De manhã, as mulheres lotaram as galerias do plenário da Câmara e transformaram a sessão solene em homenagem ao Dia do Exército num palco de reivindicação pelo reajuste dos soldos. Elas aplaudiam e gritavam a cada pronunciamento de deputado favorável ao aumento. Os maridos e militares que ocuparam as cadeiras do plenário não se manifestaram.

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), defendeu o aumento:

- Há um pensamento uníssono nesta Casa e os compromissos assumidos devem ser cumpridos. O governo sempre arranja solução (para a falta de recursos) e acredito na sensibilidade do presidente Lula. Não podemos deixar de dar tranqüilidade aos que garantem a tranqüilidade do país.