Título: SENADO CRIA COMISSÃO PARA DISCUTIR FINANCIAMENTO E INCENTIVO AO TEATRO
Autor:
Fonte: O Globo, 29/04/2005, O País, p. 12

Sérgio Cabral é o presidente da subcomissão que coordena debate

BRASÍLIA. O Senado deverá discutir a criação de uma lei específica para o financiamento do teatro no país. Eleito ontem presidente da Subcomissão Permanente de Cinema, Teatro e Comunicação Social, o senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) disse que a classe teatral vem denunciando problemas na aplicação dos mecanismos da Lei Rouanet, de incentivo à cultura, que fazem com que o teatro perca espaço e oportunidades. O teatro passou a integrar este ano a pauta da subcomissão. Na próxima semana, serão marcadas as primeiras audiências.

- Sou filho de um jornalista e de uma museóloga, ambos envolvidos com a cultura do país. Tenho a obrigação genética de dar o melhor de mim à frente desta subcomissão, além de ter nascido no estado que é o berço da cultura brasileira - disse Cabral.

Segundo o senador, há propostas para vincular um percentual da Lei Rouanet ao teatro, ou mesmo a criação de uma lei geral para a atividade, como a lei do audiovisual.

Produtora pede menos impostos para atividade

A subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Educação do Senado, com 12 integrantes e 12 suplentes. Além do teatro e da Lei Rouanet, a comissão debate a implantação da TV digital, o papel da Ancine (Agência Nacional de Cinema), o uso dos recursos do Fust (Fundo de Universalização e Telecomunicações), os projetos de meia entrada, a pirataria e a regionalização da produção televisiva.

O senador Hélio Costa (PMDB-MG), que sugeriu incluir o teatro entre as atribuições da comissão, afirmou que essa expressão artística precisa do mesmo destaque dado à televisão e ao cinema. Para a diretora da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR), Bianca de Felippes, a subcomissão deve tratar especialmente do excesso de impostos sobre as produções artísticas.

A eleição de Cabral foi prestigiada pelo meio artístico. Compareceram atores como Lúcia Veríssimo, Zezé Motta, Beth Goulart e Antonio Pedro, produtores como Eduardo Barata, presidente da APTR, além de executivos das redes de televisão, como o consultor da Rede Globo Francisco Araújo Lima, o diretor da Rede Record Roberto Wagner Monteiro e o vice-presidente executivo da Rede Bandeirantes, Antonio Teles de Carvalho.