Título: TV POR ASSINATURA CRESCEU 6%NO ANO PASSADO
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 29/04/2005, Economia, p. 27
Em internet banda larga, número de clientes subiu 81%
SÃO PAULO. Depois de três anos de estagnação, o mercado de TV por assinatura reagiu em 2004, empurrado pela recuperação da economia. De acordo com pesquisa divulgada ontem pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), o número de assinantes chegou a 3,768 milhões em dezembro passado, o que representou um aumento de 6% em relação à base de 2003. Mais expressivo foi o crescimento no segmento de internet por banda larga, que soma agora 367 mil assinantes, 81% a mais na comparação com 2003.
O impacto disso é visto no resultado financeiro das empresas. O faturamento bruto aumentou 14% e atingiu R$3,98 bilhões. Das receitas totais, 86% saíram do pagamento das mensalidades. Já a participação dos ganhos com a internet rápida passaram de 3%, em 2003, para 5% no ano passado.
- Depois de ficar estagnado, o setor voltou a mostrar força, e entramos numa nova fase - afirmou o presidente da ABTA, Francisco Valim.
Apesar dos indicadores industriais mostrando uma desaceleração no ritmo da economia neste início do ano, a ABTA aposta num crescimento da base de assinantes de TV por assinatura entre 3,5% e 4%, em linha com a variação projetada para o PIB, enquanto no segmento de banda larga a previsão é repetir o avanço de 81% de 2004.