Título: EMPRESAS INJETAM RECURSOS PARA NÃO PERDER MERCADO
Autor: Luciana Rodrigues e Letícia Lins
Fonte: O Globo, 01/05/2005, Economia, p. 37
Vivo foi fonte de um quarto das receitas da Portugal Telecom
Enquanto novos projetos chegam ao país, empresas portuguesas ou com sócios da terrinha já consolidadas no Brasil renovam apostas para manter sua fatia do mercado.
¿ É preciso reafirmar investimentos para justificar o que já investimos ¿ diz o embaixador António Tânger Corrêa, cônsul-geral de Portugal no Rio.
A Portugal Telecom, que de longe é a maior investidora portuguesa no país (7 bilhões de euros desde que chegou ao país, segundo estatísticas do governo português), obteve em 2004 um quarto de suas receitas com a Vivo, operadora de telefonia móvel que é líder no mercado brasileiro.
As vendas brutas da Sonae Distribuição ¿ que tem, entre outras, a bandeira Big de supermercados, presente em São Paulo e na Região Sul do país ¿ cresceram 16% em 2004. Segundo o diretor administrativo e financeiro do grupo, José Dimar Gonçalves, a Sonae pretende investir R$180 milhões no Brasil em 2005.
O grupo é o terceiro maior em estoque de investimentos portugueses no Brasil, com 1,5 bilhão de euros, atrás de EDP (1,7 bilhão de euros) e Portugal Telecom. (L.R.)