Título: JOBIM DESCARTA CHAPA COM LULA
Autor:
Fonte: O Globo, 30/04/2005, O País, p. 11

'Isso não tem a menor possibilidade', diz presidente do STF sobre 2006

SÃO PAULO. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, jogou um balde de água fria nas especulações de que seu nome estaria cotado para compor uma chapa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial de 2006. Ao chegar ontem para palestra em São Paulo sobre o sistema judiciário, o ministro negou que isso possa ocorrer.

- Isso não tem a menor possibilidade - disse Jobim, rindo, ao ser perguntado sobre o assunto.

Na palestra, o ministro voltou a criticar a morosidade do sistema judiciário. Segundo ele, os tribunais de Justiça de vários estados estão congestionados de processos, o que prejudica o encaminhamento de ações.

- É preciso encontrar fórmulas que permitam aumentar a eficiência do sistema judiciário - disse o ministro, que propôs mudanças nas regras processuais e a revisão de alocação de recursos. - São questões de gestão dos tribunais, mas também dependem de entendimento entre os advogados, o Ministério Público e a sociedade. Existem determinados clientes constantes do Judiciário que também visam a se utilizar da eventual morosidade e isso alimenta o sistema todos - afirmou.