Título: PT CENSURA DEBATES PRÉ-ELEITORAIS ATÉ OUTUBRO
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 03/05/2005, O País, p. 10
Partido decide vetar também acordos sobre eleições nos estados para se concentrar na campanha de Lula
SÃO PAULO. A direção nacional do PT vetou ontem debates e acordos pré-eleitorais para 2006 nos estados. A medida visa a amenizar as crises internas, pelo menos até o fim do processo eleitoral no partido, com disputas entre as tendências até 18 de setembro, quando termina o Processo Eleitoral Direto (PED). A prioridade do PT será se concentrar na reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que dependerá também da unidade partidária e da consolidação da base do governo.
¿Temos que conter a ânsia, o estresse pré-eleitoral. Faremos um movimento para que as pretensões eleitorais não ocupem a agenda do partido, ficando claro também que a prioridade é a reeleição do presidente Lula ¿ disse José Genoino, presidente nacional do PT.
Medida ainda será apresentada ao diretório
A medida foi aprovada em consenso ontem à tarde, em uma reunião da executiva, em São Paulo, e será apresentada como resolução ao diretório nacional, que se reunirá nos dias 21 e 22 de maio.
¿ Os encaminhamentos sobre candidaturas, chapas e prévias só poderão ser feitos após o PED, em setembro, e os encontros estaduais, em outubro. Até lá não vamos discutir nomes, não vamos fazer prévias, nem lançar candidaturas ou alianças ¿ advertiu Genoino, ao explicar a medida.
O presidente do partido tentou explicar que não se trata de uma censura ou de um veto aos petistas. Segundo ele, a decisão foi tomada após um consenso dos membros da executiva, com a concordância dos presidentes de 20 diretórios estaduais que foram convocados a participar da reunião.
¿ Não é veto, o PT não conhece esta palavra. Houve hoje (ontem) um consenso de que as questões eleitorais só serão discutidas após o PED. Isto vale para quem defende candidaturas próprias nos estados ou não. Por exemplo: São Paulo tem três nomes e não vai fazer prévias. Alguns estados já queriam prévias. Não faremos este ano ¿ frisou Genoino.
Embora afirme que não tema dificuldades com o PED e as possíveis prévias do PT, Genoino desabafou após a reunião:
¿ O caso é que fogo amigo entre petistas queima mais que o fogo dos inimigos.
Genoino afirmou ainda que o PT vai aceitar abrir mão de alguns pontos na verticalização, desde que consiga negociar pontos da reforma política. Segundo afirmou, o PT vai se flexibilizar nas negociações mantidas no Congresso Nacional.
A reunião da executiva ontem também discutiu os próximos debates nacionais do PT. A agenda está recheada de polêmicas. Foi decidida a realização da Conferência Nacional dos Movimentos Populares, que visa a reaproximar o partido de suas bases, nos dias 14 e 15 deste mês, além dos encontros das macrorregiões partidárias, nos dias 3 e 4 de junho.