Título: SAI ACORDO BRASIL-UCRÂNIA DE LANÇAMENTO DE SATÉLITES
Autor:
Fonte: O Globo, 30/04/2005, O País, p. 12

Uso da Base de Alcântara por aquele país é aprovado

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem decreto que ratifica o acordo entre os governos do Brasil e da Ucrânia para lançamento de satélites da Base de Alcântara, no Maranhão. Lula assinou o decreto dois dias após receber carta do presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, que se mostrou apreensivo quanto ao cumprimento do tratado, já aprovado pelo Congresso Nacional e assinado em outubro de 2003.

Autoridades da Ucrânia acreditavam que o governo brasileiro estava adiando, sem justificativa, o cumprimento do acordo. A principal crítica do governo da Ucrânia é sobre a demora do Brasil em indicar a estatal que irá integrar a Alcântara Cyclone Special, uma empresa binacional prevista no tratado que será a responsável pelo desenvolvimento e operação no local na base de Maranhão, onde será instalado o veículo de lançamento Cyclone 4. O governo havia escolhido a Infraero, mas, até hoje, essa decisão não foi confirmada oficialmente.

Numa audiência pública na Câmara dos Deputados, no início do mês, ficou evidente que há setores do governo insatisfeitos com o acordo, como a Aeronáutica. Os militares afirmam que os ucranianos não estariam repassando aos brasileiros o domínio da tecnologia.

Para o deputado André Costa (PT-RJ), o decreto presidencial que confirma o tratado é um passo importante para a concretização do acordo.