Título: Problema preocupa empresários
Autor: Ronaldo Braga
Fonte: O Globo, 04/05/2005, Rio, p. 12

Os empresários de Petrópolis ¿ donos de restaurantes, hotéis e pousadas, principalmente ¿ estão atentos à insegurança na Rodovia Washington Luiz, que afeta diretamente seus negócios. Com medo de usar a estrada, os turistas estão alterando seus hábitos. E, com isso, consumindo menos, diz o chef Danio Braga, do Locanda Della Mimosa:

¿ As pessoas não sobem mais na sexta-feira à noite. Esperam o sábado. Também vão embora mais cedo, no domingo à tarde, para não pegar a estrada à noite. A questão da segurança é um problema tão simples de resolver, que o empresariado de Petrópolis não entende o que está acontecendo. Somos reféns de um bando de governantes que não tomam uma atitude. Eu me sinto um imbecil que paga os impostos e nada ganha em troca ¿ desabafou.

O discurso de Deise Capua, dona da pousada Tankamana, é parecido com o de Danio.

¿ Como fica o turismo se não há segurança? Nós estamos pedindo ajuda. É necessário que as autoridades queiram tratar realmente do problema da segurança na estrada, para que nossos turistas subam a serra sem problemas ¿ disse.

Segundo estimativas de Deise, a pousada Tankamana, um resort ecológico, tem queda de 40% em seu movimento sempre que ocorre um assalto de repercussão na estrada.

¿ O público do meio de semana some totalmente ¿ disse ela.

De acordo com Jésus Mendes Costa, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis, os cerca de 1.100 sócios estão bastante preocupados com a falta de segurança na estrada.